top of page

QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS COMETIDO PELOS AÇOUGUES.

Um Açougue supermercadista é uma empresa dentro de outra empresa (Supermercado). Hoje um dos principais erros cometidos pelos açougues é negligenciar a Gestão que envolve todo o Açougue.



É essencial que o líder do açougue (ou o proprietário do supermercado cujo açougue está dentro) compreenda que são os números que devem conduzir as decisões mais relevantes do açougue. O alinhamento básico entre praça, preço, produto e promoção, só é possível após uma análise fria dos números e este alinhamento básico é o que irá nortear todo o funcionamento de um açougue - é o conhecimento essencial mínimo que levará o açougue ao lugar de ganhos sustentáveis e duradouro.



Outro principal erro cometido pelos Açougues é não investir no capital humano - nas pessoas que trabalham no Açougue. Este tema faz parte da gestão, mas enfatizo esse assunto de tão importante. O alinhamento entre liderança e liderados, bem como o treinamento de todos, é essencial. O cliente final percebe imediatamente quando o funcionário trabalha com boa ou má vontade. Muitos Açougues não treinam seus funcionários por receio de perdê-los.


Mas o que é pior: treinar o funcionário e ele ir embora ou não treinar e ele ficar?

Por quê estes erros acontecem?




Este é um problema cultural brasileiro. Nós não temos a cultura de buscar conhecimento para usá-lo na prática. Hoje, por exemplo, a maioria dos açougues que compram uma carne do Frigorífico a R$ 100 e revende essa carne a R$ 130 acredita que obteve 30% de lucro. Pensar assim é um grande erro (que eu mesmo cometia na década de 1980, quando eu era proprietário de quatro açougues na minha cidade). Estes erros são comuns? O Açougue fora do supermercado era um negócio, muitas vezes, familiar. Diante disso, os novos proprietários de Açougue - geralmente filhos dos fundadores - são pessoas que buscam mais o conhecimento teórico que suporta o prático. Ou seja, esses erros são muito comuns, porém estão diminuindo. Muitas pessoas com formação acadêmica, em Administração de Empresas, Medicina Veterinária e Zootecnia, estão enxergando o grande potencial de lucratividade dos Açougues. Existem hoje muitos profissionais obtendo êxito no ramo de Açougues sem entender o corte da carne, mas entendendo muito bem a gestão da carne.



Quais as penalidades os estabelecimentos podem sofrer se os comete-los ?

A principal penalidade para um Açougue que não aplica a boa gestão, é fazer parte da estatística de "mortalidade dos açougues". Esse problema afeta tanto os Açougues supermercadistas quando os Açougues de fora do supermercado. Esses Açougues de rua continuam se reinventando, muitas vezes se tornando Butiques de Carne e agregando valor para gerar ótimos lucros. O Açougue supermercadista é "obrigado a existir", pois o cliente/consumidor sempre comprará carne. E é dentro dos supermercados que o Açougue precisa estar muito atento. Pois, dependendo da gestão, o Açougue será um "poço sem fundo" ou uma "mina de ouro". PAULO TADEU DE OLIVEIRA


Consultor M.B.A em "Gestão de Açougues".



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page