top of page

Por que se tornou tão difícil encontrar alguém que queira trabalhar e que entregue comprometimento?

Você já se perguntou o “porque” de estar tão difícil encontrar profissionais qualificados no mercado para os açougues e em geral? Saiba que esse é um dos maiores desafios para as empresas atualmente. Podemos entender esse momento como um apagão de talentos para lidar com demandas específicas, que sejam qualificados e comprometidos com o objetivo do negócio.


Falando do açougue em especifico, caminhamos muito nos últimos anos focados em cortes nobres. Isto se fez possível porquê houve uma evolução muito grande nas pesquisas das raças. Há três décadas, um boi demorava em média 5 ou 6 anos para ficar pronto, hoje temos novilhas precoces prontas em 12 meses certificada angus. Focamos muito nos cortes nobres e a evolução dos profissionais do setor não foi idêntica para outras áreas como: ATENDIMENTO, ENTENDIMENTO DO PUBLICO ALVO, LIDERANÇA, GESTÃO, ETC.



A qualidade das carnes hoje é tão excepcional, que consegue ocultar as outras falhas.


Há quatro décadas atrás, o jovem entrava em um açougue e só queria ter uma profissão, comprar uma bicicleta, ajudar nas despesas de casa e aplicar todos os valores que aprendeu em casa com seus pais. ÉRAMOS EDUCADOS EM CASA, ESCOLA ERA PARA APRENDER A LER E ESCREVER. Não se perdia dias e o horário para o trabalho. Atestados, eu mesmo, nunca sequer ouvi falar, faca enterrada na perna se curava com sal e o pó de café usava-se para estancar o sangue e vamos trabalhar. Se falássemos para nossos pais que iriamos levar uma empresa na justiça a conversa era completamente diferente.



Chegou a evolução, e com ela alguns valores foram invertidos. O jovem açougueiro quer um carro, mesmo que a prestação seja 80% do seu salário, um IPHONE do ano, e para os sintomas básico de gripe um atestado, líder chamou atenção e será exposto a danos morais.


HÁ EMPREENDEDOR BRASILEIRO QUE GERA EMPREGOS, NÃO SABE QUANTO GANHA, CARREGA O GOVERNO NAS COSTAS, MAS ESTÁ PERDENDO AÇÃO TRABALHISTA DE 9,9 a 0. Mesmo assim continuam a empreender.


VERDADEIROS HERÓIS!




Por hoje é só. Grande Abraço.


Paulo Tadeu de Oliveira


Gestor MBA em "Gestão de Açougue"

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page